terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bem-Aventuranças



As bem-aventuranças recolhem o ideal de Jesus e propõem um estilo de vida que deve caracterizar os cristãos.
É um ideal atraente, mas difícil.
Qualquer pessoa sensata o aceita e se esforça por alcançá-lo.
Nas bem-aventuranças está condensada a maneira certa de viver, que é, no fundo, a que está de acordo com a consciência. Se perseguimos este ideal, passaremos pela terra a fazer o bem e melhoraremos a história humana.
Caso contrário, estragaremos a nossa vida e a vida dos outros.

Preparar um puzzle de quatro peças que, depois de composto, forma uma imagem bela como uma flor, uma bela paisagem ou um arco-íris, etc. quatro crianças irão apresentando as peças e colocando-as no sítio, no momento oportuno.

Primeira:

Felizes os pobres

(Uma criança coloca a primeira peça no cartaz).


Quem são os pobres? Serão os que não têm o dinheiro necessário para viver dignamente, os que não têm roupas para vestir ou casa para habitar? Não, pois estas coisas são precisas para viver.

São pobres os que não têm o coração tão apegado às coisas. E vivem uma vida sóbria, sem gastos supérfluos. E sempre que podem, repartem gratuitamente os seus bens pelos necessitados.

Somos pobres segundo o Evangelho?

Segunda:

Felizes os que têm fome.

(Uma criança coloca a segunda peça no cartaz).

Quem são os que têm fome? Serão os que não têm o necessário para comer, os que lá longe morrem todos os dias de fome? Não pode ser, pois a fome no mundo é um escândalo.

Os que têm fome são os que têm fome de um outro alimento que é o Pão da Palavra de Deus. é um alimento que nos alimenta, pois dá-nos a energia e a vida necessárias para viver como Jesus viveu.

Somos dos que têm fome da Palavra?

Terceira:

Felizes os que choram.

(Uma criança coloca a terceira peça no cartaz).

Quem são os que choram? Serão os que andam tristes, aflitos, com vontade de chorar? Não, certamente, porque Jesus é o nosso amigo e não gosta de ver os seus amigos tristes.

Os que choram são os que são solidários com as pessoas, sobretudo quando estão tristes. São os que se aproximam dos que estão sós e lhes dão companhia, dos que choram e lhes oferecem uma flor.

Somos dos que são solidários?

Quarta:

Felizes os perseguidos.

(Uma criança coloca a quarta peça no cartaz).

Quem são os perseguidos? São os que não têm medo de serem rejeitados, insultados ou gozados pelos companheiros, por serem cristãos. Nesses momentos, são fortes e não renegam a sua fé.

Somos perseguidos por causa da fé?




Sem comentários:

Enviar um comentário