sábado, 16 de abril de 2011

Domingo de Ramos ano A



A Semana Santa começa no Domingo de Ramos ou da Paixão do Senhor, que celebra em simultâneo o triunfo real de Cristo e o anúncio da Paixão.
A partir de hoje acompanhamos Cristo a caminho da entrega total de si mesmo, aclamado por uma multidão pela qual vai dar a vida. É uma multidão volúvel, tão pronta a aclamá-Lo Rei como a gritar pela sua morte. Ele porém, não muda. O seu amor é sempre um amor de entrega e de acolhimento da vontade do seu Pai.

Evangelho de S. Mateus 26, 14-27,66 ou 27, 11-54


Meditar
O amor é a possibilidade de tudo. Sem ele nada é possível, só o amor é a possibilidade do impossível se fazer possível. Com a morte de Jesus, Aquele que antes tinha sido acolhido festivamente na cidade de David, todos pensaram que tudo agora tinha findado, tudo agora se tinha fechado, tudo agora se tinha ausentado: até Deus. E assim foi sentido por Jesus. Ser este Jesus o Messias, o salvador, seria algo impossível: ser este Jesus um santo, seria impossível. Mas há uma outra possibilidade: a de Deus. O amor tudo faz possível e é possível o amor a todos. Sim, Jesus é possível.

A semana Santa começa em festa. Todos se alegram com a presença de Jesus. Aplaudem-n’O como Messias, salvador. Muitos esperam que Ele Se assuma como um guerreiro que derrotará os romanos. Mas Jesus chega montado num burrinho, sinal de paz e simplicidade.
Às vezes, Jesus á diferente da ideia que fazemos d’Ele.

Oração
Festas e aplausos para ti, Jesus.
Tu vens ao nosso encontro e trazes grandes notícias.
Há ramos que se agitam para Te louvar.
Tu mudas a nossa vida e nos trazes alegria.
Vem, Jesus, entra na nossa cidade e na nossa vida.
Traz a tua presença e a tua Palavra. Vem para que haja esperança e luz em todas as casas.
Vem para que haja amor e perdão em todos os corações.



... … Palavras Importantes do Evangelho … …

Hossana – É um grito, uma aclamação de louvor. Era usada quando as pessoas estavam muito contentes e queriam homenagear a causa da sua alegria.

Filho de David – Era um dos títulos do Messias. O Messias, enviado por Deus, seria descendente do grande rei David.

Jumentinho – Jesus não entra em Jerusalém como um rei poderoso, montado num cavalo de guerra. Ele usa um meio pobre, um burro. Vem como um simples amigo dos pequenos e dos pobres.





Sem comentários:

Enviar um comentário