domingo, 17 de janeiro de 2010

S. Sebastião Mártir (festa das fogaçeiras)



A festa de S. Sebastião é a mais conhecida e emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira, conhecida também pela Festa das Fogaceiras.

A devoção a S. Sebastião apareceu em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste, e o povo recorreu à intercessão protectora de S. Sebastião.

Esta escolha de S. Sebastião como intercessor junto de Deus em favor do Povo teve certamente a ver com os sofrimentos a que o mártir foi sujeito durante a sua vida terrena e com a fortaleza e coragem manifestadas diante dos mesmos.


Diz a história da Festa das Fogaceiras que o povo, em troca da protecção de S. Sebastião, prometeu ao Santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.
Este pão, incorporado na procissão, era benzido, dividido em fatias e depois repartido pelo povo presente.


Actualmente a "Festa das Fogaceiras" realiza-se a 20 de Janeiro, feriado municipal, e a fogaça é transportada por meninas vestidas de branco, com fitas azuis ou vermelhas à cintura.

As fogaças já não são distribuídas ao povo mas entregues a cada menina.
Três meninas transportam fogaças de tamanho grande, que são entregues às autoridades religiosas, politicas e militar, outra das meninas transporta um tabuleiro com as velas do voto e ainda outra com a miniatura do Castelo da Feira, em madeira.

Por toda a cidade se vendem Fogaças, algumas cozidas em fornos colocados no local para a ocasião.

Sem comentários:

Enviar um comentário