sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O Baptismo de Jesus


«Baptismo» quer dizer «imersão».
O baptismo é sinal da morte e ressurreição de Jesus.
Celebrando o baptismo de Jesus, recordamos o nosso baptismo, pelo qual ficamos unidos a Cristo.
Com o sacramento do baptismo inicia-se a vida cristã e entra-se a fazer parte da Igreja.

Evangelho (Lc 3,15-16.21-22)

Reflexão

Imaginai João Baptista junto do rio Jordão. Muita gente a escutá-lo.
A um certo momento, ele vê Jesus ao longe, a aproximar-se, aponta com o braço e diz:
- Olhai. Está a chegar quem é maior do que eu. Eu vim apenas preparar a sua vinda. Agora que ele chegou, vou retirar-me. Ele é que é importante.
Jesus chega e diz-lhe:
- João quero que me baptizes também a mim.
E João responde:
- Eu não sou digno sequer de te desatar as correias das sandálias. Mas faça-se a tua vontade.

A este baptismo de Jesus, juntou-se também o Espírito Santo e Deus Pai.

O Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de pomba, pois Jesus vinha para proclamar a Boa Nova da paz.

Deus Pai falou, para dizer: «Este é o Meu Filho muito amado».
Uma apresentação oficial, para que todos escutassem e seguissem Jesus.

No dia do nosso baptismo estavam presentes também as três pessoas.
Fomos baptizados em nome do PAI e do FILHO e do ESPIRITO SANTO.

Acção de Graças

(A recitar por jovens ou catequistas enquanto outras crianças apresentam uma cartolina com a imagem referente ao texto).

Senhor, transforma o meu Coração, tão desejoso de possuir muitas coisas e de me isolar no meu individualismo.
Dá-me um coração novo.

Senhor, transforma o meu Olhar, tão apressado a julgar os outros, segundo as aparências e preconceitos.
Dá-me uns olhos novos.

Senhor, transforma as minhas Palavras, tão pouco correctas e ofensivas, e por vezes semeadoras de mentiras.
Dá-me umas palavras novas.

Senhor, transforma os nossos Ouvidos, tão surdos em escutar os nossos irmãos, e surdos em escutar o Evangelho.
Dá-nos uns ouvidos novos.

Senhor, transforma as minhas Mãos, tão fechadas e sem força para ajudar, incapazes de fazer um gesto de bondade.
Dá-nos umas mãos novas.

(No final as crianças com os cartazes afirmam numa só voz…)

Vamos viver à altura de Jesus, como prometemos no nosso baptismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário