quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus


Começamos um novo ano civil.
Desejamos a todos familiares e amigos e quem encontramos na rua um feliz Ano Novo e com certeza ate fazemos acompanhar estas palavras com algum gesto cordial e com bons votos e boas intenções.
No entanto, ao princípio de qualquer novo projecto, surgem dúvidas e interrogações: seremos capazes de viver este ano de uma maneira melhor que o anterior? Cumprir-se-ão as expectativas que temos? Será que andaremos para trás?...

Maria acolheu a palavra do Senhor. Ela é a mãe de Jesus, filho único de Deus. É também a mãe da Igreja e a rainha da paz.

Vamos começar uma nova etapa e oxalá saibamos vivê-la como viveu Nossa Senhora, isto é, atentos ao Espírito, a fim de encararmos com responsabilidade os desafios que pela frente vamos encontrar ao longo do novo ano.

Evangelho (Lc 2,16-21)

Reflexão

Hoje reflectimos sobre o Natal, à luz da Maternidade divina de Maria. Festejamos Nossa Senhora porque nos deu seu Filho, o Deus-conossco, o maior gesto de bênção que alguma vez comoveu a história humana. Como indica o Evangelho, Maria viveu a sua maternidade numa atitude de contemplação: “Maria fixava todas estas palavras e pensava nelas no íntimo do coração”.
A Maternidade divina de Maria é a festa mais antiga de todas as festas marianas. Desde o início, vemos a Mãe e o filho em profunda comunhão de vida e de missão. Maria, Mãe de Deus, é o título que origina e dá sentido a todos os outros títulos que damos a Nossa Senhora, sendo o principal e até o preferido pelos textos bíblicos que falam de Maria.

Hoje também celebramos o dia mundial da paz. A paz é o melhor da vida porque faz que à nossa volta girem todos os outros valores. Ela é uma tarefa pessoal e comunitária ao mesmo tempo.
Cada ano é uma oportunidade brindada generosamente para melhorarmos a vida.
- Cada ano é um desafio: encaremo-lo.
- Cada ano é novo e diferente: valorizemo-lo. Descubramos a surpresa de cada momento.
- Cada ano é tempo de graça: celebremo-lo como um mistério.

Acção de Graças

(Vai aparecendo crianças, tendo cada qual uma cartolina com o nome de cada mês do ano. Um leitor vai comunicando a mensagem referente a cada mês do ano).

Janeiro
Tempo para crescer na confiança em Deus, porque o seu amor é como uma chama ardente que nunca se apaga.

Fevereiro
Tempo para ser valente quando se caminha no deserto, e são mais os espinhos na vida que as rosas.

Março
Tempo para captar a música do Evangelho de Jesus e fazer brotar no nosso coração a Primavera de Deus.

Abril
Tempo para descobrir o que cada um dos nossos irmãos tem de bom e apreciar as suas boas qualidades.

Maio
Tempo para ter mais carinho e doçura com os familiares, especialmente por aqueles que nos deram a vida

Junho
Tempo para projectar raios de muita esperança e luz onde existe o desespero e a escuridão.

Julho
Tempo para abrir as nossas mãos com generosidade para partilhar o que temos com os outros.

Agosto
Tempo para crescer na verdade e dizer «sim, sim; não, não»

Setembro
Tempo para dar frutos de vida nova, vivendo como homens novos.

Outubro
Tempo para pôr a render os nossos talentos, preparando um futuro melhor para a humanidade.

Novembro
Tempo para acreditar que a vida é mais forte que a morte e o amor mais forte que o egoísmo.

Dezembro
Tempo para viver em mais fraternidade e mais paz, porque Deus é Amor.

Final

Neste início do ano novo, voltemo-nos para Maria de Nazaré, mãe de Jesus. Que tenhamos os seus mesmos sentimentos e atitudes. Que, como ela, permaneçamos abertos à esperança ao longo dos dias, mesmo dos mais cinzentos, na certeza de que Jesus caminha connosco.
Rezemos-lhe:
Ave Maria, cheia de graça…


Sem comentários:

Enviar um comentário