quarta-feira, 9 de dezembro de 2009





3º Domingo Advento

Deus quer habitar no meio de nós.
Expressemos a nossa alegria pela vinda de Jesus e respondamos a este amor com obras concretas de caridade fraterna.

Evangelho (Lc 3,10-18)

Reflexão

A figura de João Baptista é fascinante.
A sua pregação, rompia as ilusões, abria o coração dos que o escutavam à vontade da mudança. O interessante do seu discurso é anunciar Alguém que vai chegar.
João Baptista aponta-nos o caminho a percorrer: se por um lado ele nos recomenda “não exerçais violência sobre ninguém, não denuncieis injustamente e contentai-vos com o vosso soldo”, ou seja, superar a tentação da violência e do egoísmo, por outro, ele nos chama a partilhar com o próximo: “Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e para quem tem mantimentos faça o mesmo”.
Vamos deixar-nos GUIAR por esta mensagem tão clara que João Baptista nos deixou.
Porque não segui-la para que possamos acolher da melhor maneira Jesus nos nossos corações?


Oração da Semana

Senhor, tens mil razões para Te desconsolares connosco:
Porque nós, nas nossas ilusões, destruímos um pouco mais cada dia as riquezas que nos entregaste.
O ódio e a violência parecem superar o amor e a fraternidade.
Apesar de tudo, ainda acreditas em nós.
Senhor, também terias mil motivos para desesperar de mim.
Iludido, nem sempre faço o que queres.
Obrigado pela Tua paciência comigo
e pelos sacerdotes que pões no meu caminho,
que me ajudam a voltar as costas às minhas ilusões ;
a resistir ao meu egoísmo, a escolher o oposto à minha preguiça, a fazer felizes aqueles que me rodeiam.


Para Realizar

Ajuda alguém no seu caminho. Partilha com alguém um pouco do que tens para dar:

• Na escola, muda um mau comportamento;

• Imagina e descreve como gostarias que fosse a tua família para receber Jesus com alegria e em festa;
• Na catequese, colabora com os colegas e catequistas para criar um ambiente acolhedor para receber Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário