domingo, 28 de outubro de 2012

Chiara Luce



Esta jovem faleceu há 21 anos com apenas 19 anos de idade.
Suportou o sofrimento com amor, serenidade, paz e fé.
Foi beatificada por Bento XVI.

Chiara nasceu em 1971 numa pequena cidade a norte de Itália, filha única de Ruggero e Maria Teresa Badano. Apaixonou-se muito cedo pelo canto, dança, natação e ténis. Mas gostava sobretudo do mar e da montanha.

Em 1981, com apenas 10 anos, conheceu o movimento Focolari.
Desde então colocou Jesus no centro da sua vida: missa quotidiana, oração e apostolado junto dos amigos. Era uma jovem bonita, cheia de vida, dinâmica. Queria ser uma cristã coerente na família, com os amigos, com os mais pobres.

«Ainda me resta o coração»
No verão de 1988, quando a jogava ténis, sentiu uma dor forte nas costas. O mal piorou. Os médicos diagnosticaram um tumor nos ossos. Chiara foi submetida a uma operação, mas sem sucesso e deixou de andar.
Durante a doença, repetia sem cessar: «Por ti, Jesus, se Tu queres, também eu quero!» apesar de um tratamento doloroso, conservou o sorriso.
Recusou tomar morfina, para assim manter as capacidades mentais e concentrar-se no «essencial»: oferecer o seu sofrimento pela Igreja, pelos descrentes, pelo movimento Focolari e pelas missões.

Dizia ela: «Ainda me resta o coração e, mesmo se não tiver mais nada, ainda posso amar».

Durante o tempo em que esteve doente, correspondeu-se com Chiara Lubich, a fundadora do movimento dos Focolari.
Esta animava-a a suportar tanto sofrimento, humanamente sem esperança, unindo-se a Cristo que também passou pela paixão antes de chegar à Páscoa.

Chiara morreu a 7 de Outubro de 1990, após uma noite muito dolorosa.

No funeral estiveram mais de duas mil pessoas.
O bispo que presidiu ao funeral disse: «Eis o fruto da família cristã, de uma comunidade de cristãos. Ela transformou estes dois anos de sofrimento em amor».

Todos os anos, no aniversário da sua morte, o seu túmulo cobre-se de flores.
E de toda a parte chegam mensagens de jovens, para quem o testemunho de Chiara Luce foi uma luz que iluminou as suas vidas.

No dia 25 de setembro de 2010, 25.000 pessoas assistiram à sua beatificação no Santuário do Divino Amor, perto de Roma.

A sua festa é celebrada a 29 de Outubro.


    

Sem comentários:

Enviar um comentário