domingo, 6 de maio de 2012

Eu sou a videira e vós os ramos





Evangelho S. João 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos:
«Eu sou a verdadeira Cepa e o meu Pai é o agricultor.
Ele corta toda a vara que está em mim e não dá fruto, e limpa toda aquela que o dá, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, devido à Palavra que vos comuniquei.
Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós».
 Como a vara não pode dar fruto por si mesma, se não permanecer na cepa, assim vós também não, se não permanecerdes em mim. Eu sou a Cepa e vós as varas.
Quando alguém permanece em mim e eu nele, esse é que dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, é lançado fora, como a vara, e seca. A essas varas, apanham-nas, lançam-nas ao fogo, e elas ardem.
Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos.


 (Arranjar um ramo de videira e colocar nele folhas verdes e cachos de uvas. As folhas e os cachos são feitos de cartolina e dependurados nos ramos.)

 Era uma vez um agricultor que tinha uma vinha com muitas videiras.
Gostava muito de cada uma das videiras.
Por isso, tratava bem delas para que dessem bons frutos, boas uvas.
Antes de chegar a Primavera, ele pegava numa tesoura de podar e ia para a vinha.
A poda das videiras consiste em cortar os ramos secos e outros ramos que não servem para dar frutos.
E sabeis o que fazia a esses ramos cortados da videira?
Atava-os em molhos e depois levava-os para uma fogueira e eles ardiam.
 Para nada mais serviam senão para fazer cinza.
E que acontecia aos ramos que estavam bem unidos à videira?
Esses começavam a dar folhas, depois flores e deliciosos frutos.
As uvas para o vinho. O vinho que é símbolo da alegria.

 Jesus, um dia, contou esta história na natureza para nos falar de si próprio e de nós.
Vamos olhar para a videira…  


1. Jesus é a Cepa
Na videira, quem é a Cepa?
A Cepa é Jesus.
A cepa da videira é muito importante porque é ela que com a sua seiva ou linfa alimenta os ramos.
Jesus tem uma vida nova de ressuscitado, que dá gratuitamente, pois veio para dar vida em abundância.

 2. Nós somos as varas 
Na videira quem são as varas ou ramos?
As varas somos todos nós.
As varas ou ramos que estão unidos à cepa ou tronco, esses recebem a seiva e darão bons cachos de uvas.
Nós devemos permanecer unidos a Jesus.
Se permanecermos unidos a ele, também daremos muitos e bons frutos.

 3. Os muitos frutos
Quais os frutos que Deus espera de nós?
Deus espera que demos frutos como a oração, a amizade, o perdão, a bondade, a alegria, a paz, a ajuda, o respeito…
 Os ramos que não dão frutos não servem para nada.
Não interessa muito palavreado, mas sim muita uva.
A grande alegria de Deus é que demos muitos frutos.

Para nossa alegria e para tornarmos os outros mais felizes.
Queremos permanecer unidos a Cristo como os ramos da videira estão unidos à cepa?




Sem comentários:

Enviar um comentário