sexta-feira, 15 de julho de 2011

Viver é...


(Uma jovem está sentada a uma mesa e, enquanto escreve o seu diário, fala em voz alta).

Jovem – Querido Diário, não posso mais.
Estou farta de andar a correr todos os dias para a escola, sinto-me insatisfeita. Apetecia-me deixar os livros e ir trabalhar. Mas para onde, com o desemprego que há por aí?
Em casa todos estão contra mim, não me compreendem. E nem sequer eu me consigo perceber a mim própria. Sou uma fracassada. Que faço eu, afinal, aqui neste mundo, com uma vida vazia e um Diário na minha frente com quem posso comunicar?
Que sentido tem esta vida?
Que futuro me está reservado?

Há certas pessoas que dizem sentir-se bem. Gostaria de saber se se sentem realizadas… Até porque nesta vida dizem-se tantas coisas bonitas! Mas, quando se olha à nossa volta, vemos coisas bem feias: o egoísmo, a hipocrisia, a falsidade, a droga, a guerra, a fome a delinquência…
Meu querido Diário: sei que não irás responderás minhas perguntas sobre o sentido da minha vida e o do mundo. Apenas registas os meus desabafos.
Quem me dera que viesse alguém a esta sala e me trouxesse uma resposta…

(Entra um grupo de jovens vestidos com roupa muito colorida.
A jovem levanta-se e fala com eles).

Jovem – Desculpai, estou à procura de alguém que me possa responder a esta pergunta… Não se riam, que eu falo muito a serio…

“Para vós, o que é a vida?”

(O grupo de jovens formam um semi-circulo à sua volta e cada qual diz-lhe uma frase).

1- A vida é um desafio. Enfrenta-o!
2- A vida é uma aventura. Aventura-te!
3- A vida é um jogo. Participa nele!
4- A vida é uma luta. Sê forte!
5- A vida é um objectivo. Alcança-o!
6- A vida é um dom de Deus. Aceita-o!
7- A vida é uma festa. Canta connosco!

(Conclui-se com um cântico apropriado)


Sem comentários:

Enviar um comentário