quarta-feira, 23 de março de 2011

3º Domingo da Quaresma (ano A)



Conforme a tradição cristã, o terceiro domingo da Quaresma e os que vêm a seguir são tipicamente catecumenais ou baptismais. Com os textos dos sinais narrados por S. João eram feitas as catequeses pré-baptismais aos que iam receber o Baptismo na Vigília Pascal. São uma síntese das exigências do Baptismo.
Concretamente, o terceiro domingo da Quaresma é chamado Domingo da água.


(Num grupo de catequese ou numa eucaristia para crianças e adolescentes, antes do Evangelho pode haver o diálogo que se segue em baixo, e depois de um breve silêncio ou cântico ler o Evangelho apropriado).


1- Quando as coisas não correm bem, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando ouço falar de conflitos mundiais, guerras, catástrofes, atentados, numa palavra, do problema do mal, pergunto-me;

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando a doença me atinge, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando peço alguma coisa na oração e Deus não me concede, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando vejo o sofrimento dos inocentes, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando passo por crises pessoais, quando não compreendo o que está a passar nem o que me está a acontecer, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando digo para comigo: “porque me aconteceu isto a mim, porquê eu e não outro, porque me cai a mim tudo em cima”, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando estou de tal maneira que já não aguento mais e já nem sei o que quero, pergunto-me:

2- “Deus está ou não connosco”?

1- Quando me acontece o que me está a acontecer, tantas vezes me pergunto:

2- “Deus está ou não connosco”?

Voz off – Se conhecesses o dom de Deus!
Se confiasses de verdade em Deus!
Se abrisses o teu coração a Deus!
Pedir-me-ias, e eu te daria água para beberes e ficarias saciado.

(Cântico ou Silêncio)


Evangelho de S. João 4, 5-42


Meditar
Entre as pessoas há muitas barreiras. Há coisas que impedem o dialogo e a amizade entre pessoas diferentes. Muitas coisas separavam Jesus da samaritana: o género, a raça, o estilo de vida…
Mas Jesus teve forças para vencer as barreiras. Conseguiu falar honestamente com a mulher samaritana. E ela começou a viver de uma maneira nova.


Oração
Leva-me Senhor, aos poços e às fontes onde posso encontrar a tua Palavra.
Onde posso encontrar a minha alegria e a minha paz.
Bebendo da tua água viva descubro o amor que Deus tem por mim.
Bebendo da tua água viva, começo a ser feliz.



... … Palavras Importantes do Evangelho … …

Ter Sede – Neste texto (Jo 4, 5-42), como em outros, a sede não é apenas de água, é o desejo grande que temos de ser felizes, de sermos amados, de viver felizes.

Água Viva – Esta água viva de que Jesus fala é Ele mesmo. É uma água que dá vida. É Ele mesmo, a sua Palavra, o seu exemplo, os seus sacramentos.

Samaria – Entre o Sul (a região da capital Jerusalém) e o Norte (a Galileia de onde Jesus vem) fica a região da Samaria. É habitada por um povo diferente dos judeus. E não se dão mito bem com os seus vizinhos.





Sem comentários:

Enviar um comentário