domingo, 15 de agosto de 2010
Assunção de Nossa Senhora
Celebramos no dia 15 Agosto a Assunção de Nossa Senhora, isto é, a sua chegada à plenitude de Deus.
Proclamamos o seu triunfo, porque cumpriu o compromisso que assumira diante de Deus que dispersa os soberbos, derruba os poderosos e exalta os humildes.
A Assunção de Maria, tal como a Ascensão de Jesus, é um grande sinal de esperança para todos nós, crentes simples, que confiamos e nos esforçamos, dia após dia, pela salvação total.
Esta festa mariana situa-se em pleno Verão, num contexto geral de férias. Em muitos locais, ela é a festa popular da padroeira, resultando daí um misto de religiosidade e de fé, com o folclore e tradições.
No entanto, eclesialmente, a Assunção de Maria evoca, principalmente, a trajectória desta mulher crente que enriquece, com a sua tonalidade feminina e com a sua excelência humana, a fé do povo de Deus.
Ela põe de relevo as características próximas e práticas da fé.
Recorda-nos que Deus leva as pessoas no coração, protegendo particularmente os carenciados e os simples.
epois do seu percurso vital, vê-se arrebatada pelo poder divino, ela que tinha sido contemplada, eleita e amada entranhadamente por Deus.
A Igreja definiu oficialmente o dogma da Assunção de Maria no dia 1 de Novembro de 1950. Porém, os primeiros indícios desta festa remontam já aos séculos V-VI, altura em que começa a generalizar-se, primeiramente pelo Oriente e depois pelo Ocidente, a festa do Trânsito ou Dormição de Maria.
Para nós, a festa da Assunção simboliza o culminar natural e feliz dos crentes que esperam em Deus e confiam nas suas promessas.
Representa a bem-aventurança anunciada por Jesus para todos os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática, e para todos os que constroem o Reino de Deus, gastando a sua vida em prol de uma terra nova.
Em Maria, triunfa simbolicamente toda a humanidade.
A fé garante-nos aquilo que percebemos por intuição, isto é, que somos seres com futuro. É Deus quem o garante.
Esse futuro humano-divino será uma experiência contínua de plenitude, um júbilo interminável de um encontro esperado, uma saborosa comunhão que nos faz sentir que Deus nos faz viver maravilhosamente unidos uns aos outros.
A Assunção de Nossa Senhora deixa nos crentes belíssimas sensações.
Podemos estar certos de que o céu está ao nosso alcance, mas tem que se preparar aqui, na terra, chegando, como os santos, àquilo que parece impossível.
Tanto eles como Maria, fizeram tudo o que puderam, para que o Reino de Deus se estendesse e fosse desfrutado por todos.
Foram recompensados no seu esforço.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário