segunda-feira, 17 de maio de 2010

Verdade ou não o aparecimento de N.S. Fátima



Aquele ano de 1917 não foi nada fácil para as três crianças de Aljustrel: Lúcia, Francisco e Jacinta. Nossa Senhora aparecia-lhes.
Aquela experiência não se explica por palavras!
Eles não a tinham procurado nem desejado.
Simplesmente tinham sido escolhidos para receberem as revelações do Céu.
Mas toda a moeda tem duas faces. Surgiram também muitos momentos difíceis.


As pessoas iam ter com os três pastorinhos e faziam-lhes perguntas. Queriam saber isto e aquilo. Eles tinham de responder centenas de vezes às mesmas questões. Umas acreditavam e outras não. A mãe da Lúcia não aceitava. Era uma pessoa verdadeira e muito recta. Podia lá admitir que a filha mentisse!!!
Como podia ser verdade que a Nossa Senhora aparecesse?! Nossa Senhora não anda por aí a aparecer às pessoas!



UM MILAGRE, POR FAVOR!

E lá andavam os nossos amigos envolvidos neste misto de alegria profunda e de sofrimento. Chegou-se o dia 13 de Julho. Era preciso ir à cova da Iria. Lúcia tinha dúvidas. Estas visões tinham trazido tanta dor. Como poderiam vir de Deus? E se fosse um engano? Mas uma força interior não a deixou ficar em casa.
Lúcia ganhou coragem. «Queria pedir-lhe para nos dizer quem é, para fazer um milagre com que todos acreditem que Vossemecê nos aparece.» Nossa Senhora respondeu: «Em Outubro direi quem sou e farei um milagre que todos hão-de ver para acreditar.»

SINAIS DE DEUS

Lúcia pediu um milagre. Mas o que é um milagre? É um sinal da presença de Deus; é uma intervenção de Deus; um acto de poder.
No Evangelho vemos que Jesus fez bastantes milagres. Ele via que a pessoa tinha fé e fazia a cura que lhe era pedida. Outras vezes também vemos que Jesus deixou de fazer milagres, por causa da falta de fé das pessoas. E houve pelo menos uma vez em que Jesus fez um milagre para provar que era verdade o que Ele estava a dizer. Recuemos, então, no tempo.

PARA QUE ACREDITEM

Vamos fazer uma viagem até Cafarnaum.
Estamos numa cidade piscatória à beira do mar da Galileia. Jesus estava a pregar àquela gente. Já tinha feito ali algumas curas. Trouxeram-lhe mais um doente. Desta vez era um paralítico. Mas, ao contrário dos outros, em vez de o curar, Jesus disse-lhe simplesmente: «Os teus pecados estão perdoados.» Muitas pessoas que o ouviram começaram logo a “cortar na casaca” «Como é que este pode perdoar os pecados? Isso é algo que só Deus pode fazer. Está a mentir. Não acreditamos nele.»
Mas Jesus surpreendeu-os: «É mais fácil dizer ”os teus pecados estão perdoados” ou dizer “levanta-te e anda”? Pois para que saibam (para que acreditem) que Eu tenho o poder de perdoar os pecados, homem, levanta-te e anda!» E o homem levantou-se, pegou na sua maca e foi para casa! (Evangelho de São Mateus, 9, 1-8).



E HOUVE MILAGRE!

No dia 13 de Outubro de 1917 também houve um milagre na Cova da Iria. Era um dia de chuva torrencial. Juntaram-se cerca de 70 000 pessoas para assistirem ao milagre que Nossa Senhora tinha prometido. Depois da aparição, Lúcia disse à multidão para olharem o sol. Habitualmente é uma coisa que não se pode fazer. Todos sabemos que olhar directamente o sol faz muito mal aos olhos. Mas ali todos puderam olhar o sol sem que ninguém ficasse doente da vista. O sol, assemelhando-se a um disco de prata, girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. No final todos estavam secos! Profundamente comovidas, as pessoas rezavam a Deus e pediam perdão dos seus pecados. Tinham percebido que aquela era mesmo uma revelação de Deus. Treze anos mais tarde, a 13 de Outubro de 1930, a Igreja reconheceu que este acontecimento foi um milagre.

DEUS ANDA POR AÍ

Não é muito normal que Deus ande por aí a fazer milagres destes. Os acontecimentos de Fátima são extraordinários. Mas são frequentes os milagres de Deus na nossa vida: uma situação difícil que se desbloqueia… uma pessoa que nos aparece no caminho… uma solução que encontramos… uma reconciliação com alguém e que parecia impossível… basta ter fé, ver para além do invisível, e seguir com verdade as intuições do coração.


PARA REFLECTIRES

Quando vais a Fátima, que experiência fazes?

A que é que dás mais tempo?
Às compras ou estar no Santuário?

És capaz de parar naquele imenso espaço e de te deixares encontrar por Deus?

Já te deste conta dos milagres que Deus tem feito na tua vida?

Sem comentários:

Enviar um comentário