segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Olá amigos, esta semana público 2 textos que podem ser utilizados numa eucaristia, (na acção de graças), referente ao DOMINGO XXXIII do tempo comum, ANO B.
O Evangelho é de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos (Mc 13, 24-32).


1º TEMA


Catequista
O Evangelho do Domingo XXXIII do tempo comum convida-nos a duas atitudes.

Primeira atitude: ESPERANÇA

(Aparece uma criança com um cartaz, onde está escrita na vertical a palavra «ESPERANÇA»).

Em primeiro lugar, um convite à esperança.
Por vezes, nós vemos tudo muito escuro. Parece que o escuro é mais forte que a luz, o mal mais forte que o bem, o ódio mais forte que o amor, a violência mais forte que a paz. Parece que este mundo, como as coisas andam, vai acabar num desastre.
Mas o Evangelho de hoje convida-nos à esperança, porque nos anuncia uma alegre noticia: haja o que houver, quem tem a ultima palavra é Jesus Cristo. Ele virá para derrotar definitivamente o mal, o pecado e a morte.
Jesus Cristo tem o mundo nas suas mãos.

Senhor Jesus, aumentai a nossa esperança.

R/ Senhor Jesus, aumentai a nossa esperança.

(A criança coloca a palavra numa cartolina ou quadro para no final ficar em forma de cruz).


Segunda atitude: EMPENHO

(Aparece outra criança com um cartaz, onde está escrita na horizontal a palavra «EMPENHO»).


Em segundo lugar, um convite ao empenho.
Empenho é a mesma coisa que compromisso. Significa empenhar-se em fazer alguma coisa para que, quando Cristo glorioso vier, na sua segunda vinda, encontre um mundo mais bonito do que é agora. Há coisas que, se não formos nós, ninguém as fará.
Mas que poderemos nós fazer? Podemos ir semeando as sementes da alegria, da paz, do bem, da verdade, da bondade, da amizade, do perdão, da esperança, da caridade. Uma sementeira que prepara as flores para a festa da segunda vinda de Jesus.

Senhor Jesus, aumentai o nosso empenho.

R/ Senhor Jesus aumentai o nosso empenho.

(A criança coloca a palavra junto da anterior para assim formar uma cruz).











2º TEMA


(Texto a ser recitado por crianças enquanto mostram uma pequena imagem alusiva ao que estão a dizer).




1º-(Sol) Senhor Jesus, quando os dias são cinzentos, Tu és o meu SOL.



2º- (Luz) Quando cai a noite escura, Tu és a minha LUZ.



3º- (Oásis) Quando o caminho da vida é árido, Tu és o meu OÁSIS.



4º- (Esperança) Quando me canso de esperar, Tu és a minha ESPERANÇA.



5º- (Salvação) Quando me sinto perdido neste mundo, Tu és a minha SALVAÇÃO.



6º- (Juventude) Quando o cansaço me oprime, Tu és a minha JUVENTUDE.



7º- (Alegria) Quando a tristeza se ri de mim, Tu és a minha ALEGRIA.



8º- (Horizonte) Quando os meus olhos estão nublados, Tu és o meu HORIZONTE.



9º- (Âncora) Quando não tenho onde me agarrar, Tu és a minha ÂNCORA.



10º- (Fonte) Quando me sinto com sede de felicidade, Tu és a minha FONTE.


Todos
Só Tu Senhor és a nossa esperança.

1 comentário:

  1. A ancora e do Blog ancora da alma, pessa permissão para usar !!!!!!!

    ResponderEliminar