terça-feira, 24 de novembro de 2009

.



Viver o tempo do Advento

Somos convidados, no Advento, a preparar o Natal. Por isso, o Advento deve ser tempo de conversão, de mudança de vida e de coração para acolher o Menino Deus, o Verbo do Pai nascido da Virgem Maria, no presépio de Belém.
Esta celebração deve levar-nos a pensar no Menino, a colocá-lo nas nossas casas e nos nossos corações. Não podemos ficar só com a árvore de Natal, as prendas, menos ainda com o pai natal. Temos que aceitar e acolher o Deus Menino, e as suas imagens, nos presépios, ajudar-nos-ão a todos a lembrarmo-nos d’Ele, a amá-Lo, a acolhê-Lo com delicadeza e carinho. Em cada casa, um presépio. E que belo era também em cada montra, em cada escola, em cada instituição social, etc. Ele é o nosso Deus. O Natal é o nascimento do Menino Jesus. A festa é d’Ele. Temos que lhe dar lugar a serio.

O Advento (vinda) dura quatro semanas. É tempo de preparação para o Natal. Como o iremos preparar?

A sociedade de consumo, na qual vivemos, diz-nos que esta preparação consiste em comprar muitos presentes e organizar passeios.
Eu, tendo em conta o espírito de Natal tenho outras propostas a fazer.

Mais Diálogo

Sugiro que um dia se apague a televisão e as pessoas se olhem olhos nos olhos, falem cordialmente e se escutem. Estão juntos, mas falam pouco e escutam-se menos ainda.
Que este Natal traga mais diálogo.

Mais Alegria


Sugiro que as pessoas sejam mais optimistas, tenham um rosto mais alegre, enfeitam a casa com o presépio e com a árvore de Natal. Que todos participem com alegria nesta preparação festiva do Natal.

Mais Solidariedade


Sugiro que se gaste menos em presentes, tantas vezes inúteis, e se dê o dinheiro a famílias que estão no desemprego ou a idosos que vivem sozinhos. Afinal os pobres e abandonados pela sociedade têm direito a sentirem-se amados neste Natal.

Mais Oração


Sugiro que haja momentos de oração em família, nos quais se contempla o mistério de Deus que se faz Homem. A coroa do Advento em casa é uma forma de meditar e de rezar.

Será mais feliz um Natal preparado e ensaiado no diálogo, na alegria, na solidariedade e na oração.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário