terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Presentes de Natal

smilie
Personagens:
Narrador
Três Reis Magos
Rapaz árabe
Rapaz negro
Menina japonesa
Menina branca
3 jovens
Coro

(Em cena um presépio)

Narrador: havia naquela região pastores que guardavam os seus rebanhos. Um mensageiro do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor envolveu-os de luz, de modo que ficaram com muito medo.

(Acende-se a luz que ilumina o presépio)

Mas o mensageiro disse-lhes: «Não tenham medo; trago-vos uma noticia que trará grande alegria a toda a gente: hoje nasceu na cidade de David o Salvador, que é Cristo Senhor!

Coro: Hoje nasceu o salvador, que é Cristo Senhor!

Narrador: Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.

Coro: Um menino, numa manjedoura.

Narrador: Imediatamente juntou-se ao mensageiro uma multidão do exercito celeste que louvava a Deus e dizia:

Coro: Gloria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens que o Senhor muito ama.

Narrador: E os pastores vieram a correr, e encontraram Maria com José, e o Menino deitado numa manjedoura.

Coro: Gloria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens que o Senhor muito ama!

(Ouve-se música natalícia)

Narrador: Tendo nascido Jesus em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes o Grande, eis que...

(Os 3 Reis Magos entram em cena, com gestos lentos e dignos)

... chegam os Magos do Oriente a Jerusalém e perguntaram...

Magos:
(Falam entre si. Pode ser um só a falar ou os 3 ao mesmo tempo)

Onde está o Rei dos Judeus que nasceu há pouco?
Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para o adorar!

Narrador: Ao ouvir isto, o rei Herodes perturbou-se, e com ele toda a cidade. E, tendo reunido todos os sacerdotes e escribas, perguntou-lhes onde devia nascer o Cristo.
Eles responderam-lhe:

Coro: Em Belém de Judá! Em Belém de Judá!

Narrador: Os Magos, ao ouvirem o Rei, partiram. E eis que...

(Entra um jovem com uma estrela afixada numa vara. Vai diante dos Magos, até chegar junto do presépio)

... a estrela que tinham visto no Oriente, ir à sua frente, até que parou junto do lugar onde estava o Menino.

(Os Magos chegam ao presépio, e ficam em adoração, oferecendo os seus dons)

Ao entrarem, viram o Menino com Maria sua Mãe, e prostrando-se o adoraram.
Abrindo os seus tesouros, ofereceram-lhe ouro.

Coro: Ouro!

Narrador: Incenso.

Coro: Incenso!

Narrador: Mirra.

Coro: Mirra!

Narrador: E retiraram-se para as suas terras por outro caminho.

(Os Magos saiem de cena).

Coro: Também nós, gente nova, queremos oferecer a Jesus os nossos presentes.

Rapaz árabe:
(Entre em cena e fica junto do Menino)

Eu te ofereço Senhor, o sol quente do deserto, a sombra fresca das palmeiras, o pôr do sol no horizonte avermelhado, as noites cheias de estrelas. Eu te ofereço o cansaço dos homens que trabalham no deserto e aí ganham o pão de cada dia.

Coro: Tudo isto te oferecemos, Senhor!

Menina japonesa:
Eu te ofereço Senhor, as cores delicadas das flores dos nossos jardins, e as belas montanhas cobertas de verde. Eu te ofereço as coisas que amo e admiro: o barco de meu pai banhado com o seu suor, a força das ondas do mar, a ânsia dos pescadores que partem sem saber se regressam, a música que tanto nos agrada nos momentos de festa.

Coro: Tudo isto te oferecemos, Senhor!

Rapaz negro:
Eu te ofereço Senhor, todos os ruídos e toda a vida da grande floresta, com as árvores que se elevam aos céus. Eu te ofereço aquilo que mais admiro: a paciência do meu pai que trabalha, a alegria do meu povo em festa, a dor do meu povo que quer mais dignidade e liberdade.

Coro: Tudo isto te oferecemos, Senhor!

Menina branca:
Eu te ofereço Senhor, o ruído das fábricas e o ritmo de vida das nossas cidades. Ofereço-te o que mais amo e admiro: o trabalho de cada dia do meu pai e da minha mãe, os progressos da ciência e da técnica, a fé e a esperança que tantas pessoas têm em ti.

Coro: Tudo isto te oferecemos, Senhor!

Narrador: E vós, jovens que escutais, não tendes nada para oferecer a Jesus que nasceu?

Coro: Que quereis oferecer?

1º jovem: Eu te ofereço o meu dia inteiro. Quero que cada dia seja melhor que o anterior, vivendo-o na alegria, porque sei que tu me amas e amas a todos os homens.

Coro: Amas a todos os homens.

2º jovem: Eu te ofereço o meu estudo; tudo aquilo que vou aprendendo para conhecer melhor o mundo, a fim de o transformar em mundo novo.

Coro: Transformar em mundo novo.

3º jovem: Eu te ofereço tudo o que me dá alegria. De modo particular, a alegria de viver e o imenso prazer de conviver com os amigos.

Narrador: Jovens do mundo inteiro: Esta criança é a nossa salvação.

Coro: Veio para salvação de todos os homens.

Narrador: Que todos reconheçam nela a luz do mundo, a salvação de todos os povos.

(Música)

Sem comentários:

Enviar um comentário