quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Adoramos Jesus que prometeu a Água Viva




smileyEis um pequeno texto para ser utilizado com crianças da catequese como hora de adoração em frente a Jesus exposto.

Toda a nossa vida familiar paroquial se reúne na Missa de domingo. Escutamos a Palavra de Deus e unimo-nos à oferta de Jesus. Ele até nos dá o Seu próprio Corpo como o Pão da Vida! Por isso, voltamos sempre a Jesus para lhe pedir mais! Abrimos as nossas mentes à mensagem de Deus. Abrimos os nossos corações à bondade do Senhor. O tempo que passamos em adoração ajuda-nos a acompanhar melhor a missa.

Oração de abertura

Meu Deus, eu creio que estás aqui,
Amo-Te!
És grande e santo. Adoro-Te!
Deste-me tudo o que tenho de bom.
Muito, muito obrigado!
Estou muito feliz por poder passar
Este tempo Contigo.

Pensa naquilo que tu e Jesus vão dizer um ao outro. Por quem é que queres rezar? Com a tua oração, que graças esperas que Jesus dê ao mundo? Queres mesmo escutar Jesus hoje?

Oração para escutar

Estou tão contente por estar Contigo, Jesus!
Tu também estás feliz por me receberes aqui.

Tu tens palavras de vida eterna para me dizer e eu quero escuta-las.
Dou-Te todas as minhas preocupações e necessidades para Te ouvir com atenção.
Por favor, abre a minha mente e o meu coração ao Teu Espírito Santo.


Jesus, a nossa verdade
Jesus ensina-nos a acolher a Palavra de Deus

Vamos escutar a Palavra de Deus na Bíblia. Antes de mais, vamos imaginar o local. É uma cidade chamada Sicar.
Sicar era um sitio muito seco. Quase nunca chovia. A única água ficava muito funda, debaixo da terra. Se precisasses de água, tinhas de a tirar de um poço com um balde. Era a única maneira. Só podias tirar um balde de água de cada vez. Que trabalheira! E a água nem sequer sabia bem! Consegues imaginar a importância da água para as pessoas, numa terra como Sicar?

Leitura do Evangelho segundo S. João
(4,4-10; 15-19; 25-30; 39-42)

«(Naquele tempo) 4Jesus tinha que atravessar a Samaria.
5Chegou, então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do campo que Jacob tinha dado a seu filho José. 6Estava ali o poço de Jacob. Cansado da viagem, Jesus sentou-Se junto do poço. Era quase meio-dia.
7Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus pediu-lhe: “Dá-Me de beber.” 8(Os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos.) 9A Samaritana perguntou:”Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?” (De facto, os judeus não se dão bem com os samaritanos.) 10Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem te pede de beber, tu é que Lhe pedirias. E Ele dar-te-ia água viva.” 15A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, par que nunca mais tenha sede nem precise de vir aqui tirá-la.”

16Jesus disse à samaritana:”Vai chamar o teu marido e volta aqui.” 17A mulher respondeu: “Não tenho marido.” Jesus disse: “Tens razão em dizer que não tens marido. 18De facto, tiveste cinco maridos. E o homem que agora tens não é teu marido. Nisso disseste a verdade.” 19A mulher então disse a Jesus: “Senhor, vejo que és um profeta!”

25A mulher disse a Jesus: “Eu sei que vai chegar um Messias (Aquele que Se chama Cristo); e, quando chegar, Ele mostrar-nos-á todas as coisas.” 26Jesus disse: “Esse Messias sou Eu, que estou a falar contigo.”

27Nesse momento, os discípulos de Jesus chegaram. E ficaram admirados de ver Jesus a falar com uma mulher, mas ninguém Lhe perguntou o que Ele queria, ou por que razão estava a falar com a mulher. 28Então a mulher deixou o balde, foi à cidade e disse às pessoas: 29”Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias?”
30Eles saíram da cidade e foram ao encontro de Jesus.

39Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado: “Ele disse-me tudo o que eu fiz.” 40Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e pediram-Lhe que ficasse com eles. E Jesus ficou lá dois dias. 41Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir a sua palavra. 42E diziam à mulher: “Já não acreditamos por causa daquilo que disseste. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que Este é, de facto, o Salvador do mundo.”»

Tempo de silêncio com Jesus

Há uma coisa interessante acerca da mulher que veio ao poço. Queria que as pessoas gostassem dela, mas não era muito popular na sua cidade. Assim, veio sozinha buscar água na hora mais quente e difícil do dia.

Quando Jesus chegou ao poço, estava cansado e cheio de sede. Já não conseguia dar nem mais um passo. Quando a samaritana veio, Jesus viu logo que ninguém na cidade gostava dela. No entanto, Jesus não se importou com isso. Tratou-a com respeito. E deu-lhe uma missão: disse-lhe quem Ele era realmente. Quando ela voltou à cidade e disse a todos quem era Jesus, todos vieram ter com Ele.

Jesus tornou-Se como água viva para toda aquela cidade sedenta. Trouxe-lhes uma nova vida. Todos eles disseram: “Acreditamos que Ele é o Filho de Deus!” e agradeceram a Deus por ter enviado Jesus à sua cidade.

A minha resposta

Imagina que estavas naquela cidade e ouvias a mulher a falar acerca de Jesus. Ias com todos os outros ter com Ele?
O que dizias a Jesus no poço? Diz-lhe agora. Ele está à espera para te ouvir!


ACTO DE FÉ
Jesus, nós acreditamos que Tu és o Filho de Deus!


Jesus, o nosso caminho
Jesus chama-nos e nós decidimos segui-l’O.

Como Jesus foi bom para a mulher no poço! Ela estava triste e sozinha quando veio, mas, depois de encontrar Jesus, ficou feliz. Estava pronta para anunciar a toda a gente que o Filho de Deus tinha chegado!

Qual é a melhor maneira de dar a conhecer Jesus às pessoas? Imitando-O! Assim, as pessoas podem ver Jesus através de nós. Imitar Jesus significa deixá-l’O partilhar connosco as Suas escolhas e a Sua maneira de fazer as coisas.

Como é que Jesus vivia? Amando a Deus e amando as outras pessoas. Isto quer dizer tratar os outros como gostamos de ser tratados.

Jesus sabe que, às vezes, fazemos coisas más e que magoam. Nem sempre tratamos as pessoas como gostamos que elas nos tratem a nós. Podemos falar com Jesus e dizer-Lhe que temos pena de agir assim.

Oração do arrependimento

Jesus, vimos ter Contigo como a mulher que veio ao poço.
Ela tinha feito muitas escolhas erradas na vida, mas
Tu mostraste-lhe um novo caminho.
Estamos arrependidos das escolhas que fizemos que magoaram outras pessoas.
Amamos-Te e queremos tratar as outras pessoas como Te tratamos.
Sabemos que nos queres felizes porque és muito bondoso.
Obrigado, Jesus.


A minha resposta

Queres falar da maneira como Jesus fazia as Suas escolhas? Diz-Lhe isso, de coração para coração. Pede a Jesus que te ensine a fazer as coisas à maneira d’Ele. Se não estás preparado, não faz mal. Diz a Jesus que ainda não te sentes pronto. Pergunta-Lhe o que Ele quer que tu faças neste momento.

Tempo de silêncio com Jesus

Diz a Jesus como gostas que os outros te tratem: na escola, nos jogos, nas actividades. Pergunta-Lhe como é que Ele gostava de ser tratado nessas situações. Ele disse: “Tudo o que fazes aos outros, é a Mim que o fazes.”


ACTO DE ESPERANÇA
Jesus, és a nossa vida e a nossa esperança!

(repete isto algumas vezes, com todo o coração.)



Jesus, a nossa vida.
Jesus escuta-nos.
Abrimos os nossos corações à oração e ao louvor.


Ladainha de louvor

Depois de cada frase da oração diz-se:

Louvamos-Te pela Tua Glória!

Pai, estamos contentes por seres tão maravilhoso!

Dás-nos a água para beber, lavar e brincar1

Dás água às plantas que têm sede para que cresçam!

Dás aos nossos corações a água viva do Teu Espírito!

Queremos que todas as Tuas crianças sejam felizes!


Maria foi, desde sempre, a melhor discípula de Jesus. Ela ajuda-nos a olhar para Ele, escutá-l’O, amá-l’O e segui-l’O.

O Rosário é uma das maneiras de nos dirigirmos a Maria e de lhe pedir que nos mostre Jesus e nos mantenha junto d’Ele. Reza uma dezena do Terço, pensando na história das Bodas de Caná:

Em Caná a noiva e o noivo não tinham vinho suficiente para dar uma festa bonita aos convidados do casamento. Já só tinham água. Muita água. Maria disse isso a Jesus e Ele transformou a água no melhor vinho de todos. Assim, mostrou a Sua glória e os Seus discípulos começaram a acreditar n’Ele.

No poço de Sicar, Jesus contou à samaritana o Seu verdadeiro plano: que as pessoas ficassem cheias de vida, não dos poços ou dos jarros de água, mas do Espírito Santo.
Deus quer que conheçamos o Seu amor.


Intercessões

Levantamo-nos e rezamos pelas necessidades de todo o mundo.
Depois de cada prece, dizemos:

Ouve as nossas preces por eles, Senhor.

Meu Deus, há pessoas que não têm água limpa, saudável e boa para beber.

Meu Deus, há pessoas que estão tristes e sozinhas.

Meu Deus, há pessoas que não conhecem Jesus.

Meu Deus, há pessoas que magoam as outras de propósito.

Meu Deus, conhecemos algumas pessoas com grandes preocupações.

Meu Deus, conhecemos algumas pessoas que estão doentes.

Unimos os nossos louvores e os nossos pedidos na oração que Jesus nos ensinou.

Pai nosso…

Tempo de silêncio com Jesus

Apesar de não podermos receber agora Jesus na Sagrada Comunhão, vamos esperar pelo momento de comungar na Missa. Jesus também quer vir aos nossos corações! Por isso, vamos partilhar um momento de comunhão espiritual com Ele. Vamos sentir a alegria do Seu amor e oferecer-Lhe o nosso.

Oração de comunhão espiritual

Jesus, eu quero unir o meu coração ao Teu.
Dou-Te a minha alegria, o meu amor e as minhas esperanças.
Quero receber a Tua alegria e o Teu amor no meu coração.



ACTO DE AMOR
Meu Deus, Tu queres o melhor para mim.
Eu amo-te!



Oração de encerramento

Obrigado, meu Deus,
Por nos teres dado este tempo especial ao pé de Ti.
Obrigado por nos teres dado a Tua Palavra.
Obrigado por teres escutado as nossas preces.
Obrigado por cuidares sempre de nós.
Jesus, enche-nos com o teu Espírito Santo.
Dá-nos o Teu corpo, como Pão da Vida, quando formos à Missa.
Torna o nosso pensamento igual ao Teu, para podermos falar como Tu falas!
Torna as nossas acções iguais às Tuas para todos verem como Tu vivias!
Torna os nossos corações iguais ao Teu para espalharmos o Teu amor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: dá-nos a paz.
Em nome do Pai,
do Filho
e do Espírito Santo.
Ámen

smilie

Sem comentários:

Enviar um comentário