domingo, 31 de outubro de 2010

Flores para os mortos?



A vida é uma caminhada para a eternidade.
A ponte da imagem acima colocada é símbolo desta travessia para o outro lado da morte.

Todos sabemos que o mês de Novembro é dedicado aos Fiéis.
No dia 2 celebramos os Fiéis Defuntos.
Claro que as flores pelos mortos, pelos defuntos são um acto de delicadeza, de saudade, de dedicação. Temos que aceitar e respeitar, mas o mais importante não são as flores.
Primeiro, não há mortos. Todos vivemos. Uns neste mundo antes da morte, outros, também vivos, do outro lado da vida, depois da morte. Por isso a igreja usa a palavra defuntos e não mortos.
Se os que partiram deste mundo não estivessem vivos, não eram precisas orações, ou missas.
O corpo está no cemitério, mas a pessoa, a alma, vive para sempre, é imortal, não morre mais. Somos todos homens e mulheres para a eternidade.
Se é verdade que a única coisa que temos certa depois de nascer é a morte corporal, não é menos verdade que nascemos para viver, para não morrer nunca, temos o selo da eternidade.
Por isso os primeiros cristãos começaram a chamar ao lugar onde colocavam os cadáveres, cemitério, que significa dormitório.
Eles estão adormecidos à espera da última vinda de Jesus, no fim dos tempos.
Daí que o mais importante para os nossos defuntos, o que mais ajuda a sufragar as suas pessoas, não são as flores, mas as orações, as penitências, as Eucaristias que por eles oferecemos.
São actos de caridade e de comunhão, de sufrágio amoroso e amigo.

Este mês devia ser dedicado a reflectir sobre o valor da vida, da morte, da eternidade. Reflexão séria, pois só temos uma vida e dela temos que dar contas a Deus. Só morremos uma vez e devemos estar bem preparados. E temos uma eternidade à nossa espera que precisa de ser desejada com muito amor, fé e santidade.
Saibamos viver bem para bem morrer, na comunhão com Deus. Saibamos preparar a nossa eternidade no Céu, que não é um lugar, mas uma comunhão de amor com Deus, com a Santíssima Trindade, onde a festa não terá fim.
Procuremos levar uma vida que não conduza a esse estado de sofrimento e de separação de Deus, que é o inferno.
Esforcemo-nos por levar uma vida de oração, de penitência, de santidade, para que possamos não precisar da purificação do Purgatório.
Faz-nos bem pensar nestas realidades. Mas o melhor é rezar pelos defuntos, colher seus exemplos, viver uma vida mais séria e mais santa para isso é que na véspera dos Fiéis Defuntos, celebramos, no dia 1, a Solenidade de Todos os Santos. E a santidade é vocação de todos e para todos.
Deus nos chama a ser santos como Ele é santo.
E, como afirmou S. Paulo, a vontade de Deus é a nossa santificação.
Pensar nos defuntos deve levar-nos a ponderar que não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor nos virá buscar, e que chegará a nossa vez da partida para a outra margem.
Estejamos sempre preparados.
Vivamos na graça e na amizade de Deus, que é o Deus dos Vivos e não dos mortos.

Sem comentários:

Enviar um comentário