domingo, 11 de julho de 2010

Rezar - Orar



Utilidade, rentabilidade e racionalidade parecem ser palavras-chave da nossa sociedade. Só tem interesse o que serve para alcançar dinheiro, sucesso, fama. Neste clima as pessoas interrogam-se: Será útil rezar? Terá interesse fazer silêncio dentro e fora de nós para nos encontrarmos com Deus que nos quer dirigir palavras de amor? Além do mais, vivemos numa sociedade tão cheia de sons e imagens, que este silêncio só com alguma dificuldade se pode fazer.

Mesmo pertencendo ao domínio do gratuito, mesmo sendo o silêncio algo de nada fácil, o certo é que a oração é importante e até saudável. Que o digam todos os grandes orantes de todas as religiões antigas assim como os crentes das três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. A oração como o amor, pertence à esfera do gratuito: é gastar alegremente o tempo naquilo que é verdadeiramente fundamental: o sentido da vida.

A oração cristã, é necessário esclarecê-lo, tem como referência obrigatória a maneira de orar de Jesus Cristo. Ele, apesar de sempre muito ocupado, encontrava tempo para o silêncio e a contemplação: voltava-se para o Pai, que muito o amava. A sua oração era umas vezes de louvor («Eu te louvo, Pai…»), outras vezes de suplica («Pai, afasta de mim este cálice…»). Sempre uma oração confiante. E ensinou a orar aos seus discípulos.

Somos chamados a orar sempre, sem desfalecer. Uma oração que não é uma tentativa de manipular a vontade de Deus; que não é pedir-lhe o que não serviria para a nossa felicidade; que não é comprar-lhe favores egoístas. É uma oração que tem como objectivo escutar a Deus que nos fala de amigo para amigo e deseja que tenhamos vida plena e abundante.

Há pessoas que consagram a maior parte do dia a rezar: são os religiosos e as religiosas de vida contemplativa.











































































2 comentários:

  1. Quando as pessoas são de alma branca e de coração aberto, penso que Deus, mais tarde ou mais cedo as faz felizes, como elas merecem... estas pessoas são como aves que tocam os céus voando alegremente em chilreios que a natureza acolhe e o homem recebe enchendo seus corações de felicidade!!
    Estas pessoas são maravilhosos bálsamos para a dor dos seus semelhantes... São como sementes de concórdia e paz... São como anjos que se dão em gratas missões de solidariedade e benfazer... Estas pessoas serão eternamente flores a a embelezar o mundo e brotar perfumes de Amor!!!
    JO

    ResponderEliminar
  2. Existem pessoas com a simplicidade de Flores campestres,
    a pureza claríssima do branco,
    de rostos delicados como pétalas de malmequeres, que se provem de seiva, não só para elas, mas também como fonte de vida para quem as rodeia...
    que fazem Deus sorrir ao vê-las oferecer felicidade em gestos de solidária ternura e dedicação sem mais...
    pessoas de alma transparente e coração aberto...
    Daquelas flores, que entontecem os colibris,
    quando estes ousam tocar-lhes, deixando-os ébrios de perfume e doçura...
    E, eu gosto destas pessoas, pois elas me preenchem e me fazem viver sem dúvida muito, muito melhor!!

    JO

    ResponderEliminar