sábado, 10 de abril de 2010

Jesus e Tomé



Personagens
Narrador
Jesus
Discípulos
Tomé


Narrador – No domingo, o primeiro dia da semana, estavam os discípulos fechados numa casa de Jerusalém, com as portas fechadas, ainda impressionados com a morte de Jesus e com medo dos judeus.

Discípulo 1 – Ele tinha-nos dito que iria entregar-se à morte mas que, ao terceiro dia, ressuscitaria.

Discípulo 2 – Já se passaram três dias e continuamos de luto.

Discípulo 3 – Disse que não nos deixaria órfãos…

Discípulo 4 – E continuamos para aqui desanimados e tristes.

Discípulo 5 – Qual será o nosso futuro?

(Aparece Jesus vestido com uma túnica branca e coloca-se no meio deles)

Jesus (Abrindo os braços) – A paz esteja convosco!

Discípulo 1 – Será um fantasma?

Discípulo 2 – Será Jesus vivo?

Jesus – A paz esteja convosco! Não tenhais medo!
Por que estais perturbados?
Por que duvidais?
Por que surgem tais sentimentos em vossos corações?

Discípulo 1 – Isto só pode ser um fantasma…

Jesus – Um fantasma não tem carne nem ossos, como vós vedes que eu tenho.
(Estende os braços como na cruz)
Vede as minhas mãos e os meus pés.
Tocai em mim, que sou eu mesmo… reprovo a vossa falta de fé.
(Abrindo de novo os braços)
A paz esteja convosco!

(Os discípulos aproximam-se. Uns colocam um joelho por terra, outros estendem o braço direito em direcção a Jesus, todos voltados para ele)

Jesus – Assim como o Pai me enviou, assim eu vos envio.
(Impõe as mãos sobre todos eles)
Recebei o Espírito Santo!
Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os não perdoardes, não ficarão perdoados.

(Jesus sai e os discípulos levantam-se e ficam muito alegres)

Discípulo 3 – Era o Senhor!

Discípulo 4 – Ele está vivo!

Discípulo 5 – E é o mesmo que nós seguimos e foi morto na cruz.

Discípulo 2 – Que devemos fazer agora?

(Entra Tomé e fica muito admirado por ver os seus colegas felizes)

Todos – Tomé, vimos o Senhor!

Tomé – Viram a Jesus ressuscitado?

Todos – Sim, vimos o Senhor!

Tomé – Se eu não vir a ferida dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo no lugar dos pregos e a minha mão na ferida do peito, não acreditarei!

Narrador – Oito dias depois, também num primeiro dia da semana, encontravam-se os discípulos todos reunidos dentro de casa e Tomé com eles.

Jesus (Aparece e coloca-se no meio dos discípulos) – A paz esteja convosco!
Tomé, põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e mete-a no meu peito.
Não sejas descrente. Acredita!

Tomé (Colocando-se de joelhos diante de Jesus) – Meu Senhor e meu Deus!
(Abraçam-se)

Jesus (Depois do abraço, afasta-se e olha para Tomé nos olhos) – Acreditaste agora por que me viste? Felizes de todos aqueles que acreditarem sem nunca terem visto.







Sem comentários:

Enviar um comentário